segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Vale dos Dinossauros continua abandonado e pegadas estão sumindo

O Vale dos Dinossauros está em péssimas condições de preservação e vive abandonado e desprezado pelas autoridades que deveriam cuidar da preservação do patrimônio histórico.
Quem visita o Vale fica impressionado com o que vê. As pegadas históricas de dinossauros de diversas espécies datadas do Cretáceo Inferior (120 milhões de anos atrás), conservadas pela fossilização de arenito e lama petrificada, estão em completo abandono e descaso.

As pegadas estão desaparecendo devido à erosão, já que não são cobertas e ficam expostas ao sol e chuva.

O complexo Vale dos Dinossauros hoje é administrado pelo Governo Estadual e falta um projeto de reforma urgente para preservar o considerado Patrimônio da Humanidade.

A Procuradoria da República no Município de Sousa está conduzindo um procedimento administrativo e estuda a possibilidade de ajuizamento de ação civil pública, com base nas denúncia, mas até o momento, nenhuma providência mais efetiva vem sendo tomada para evitar o desaparecimento das pegadas.

O outro lado - O assessor técnico das unidades de preservação da Sudema, Ricardo Ferreira, informou que o Vale dos Dinossauros, em Sousa, terá um projeto de restauração e revitalização numa parceira com a Petrobras.

Ele informou que o projeto, que aguarda a liberação de recursos, prevê a recuperação da estrutura física, construção da parte logísitica para o visitantes e ainda a revitalização do museu e das réplicas.

O projeto prevê ainda, conforme Rogério, a capacitação da população do entorno do Parque para trabalhar diretamente com os turistas.

Atualmente, o Parque possui cinco funcionários trabalhando todos os dias e está sendo feita a recuperação do chamado canal de alívio, para livrar as pegadas das inundações na época das chuvas.

Portal Correio, com o Portal Sertão Informado

Nenhum comentário:

Postar um comentário