quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Vendaval destelha casas e derruba 100 árvores no município de Picuí

A chuva voltou a causar destruição na Paraíba. No final da tarde e na noite de segunda-feira (25), um vendaval, acompanhado de forte chuva, causou prejuízos no município de Picuí. Na terça-feira (26), a prefeitura havia contabilizado mais de 100 árvores arrancadas, cerca de 300 casas foram destelhadas e muros foram destruídos.

Segundo o secretário de Infraestrutura de Picuí, Francinaldo dos Santos, com medo de desmoronamento, muitas famílias saíram das residências para passar a noite em casa de parentes. “Como não houve destruição total das casas, essas famílias não ficaram desabrigadas”, acrescentou.

O agente José Faustino, da Delegacia de Picuí, disse que estava trabalhando quando começou a chuva por volta das 17h, estendendo-se até as 21h. Maior parte do telhado da delegacia foi destruído pelo vendaval e goteiras foram formadas molhando vários setores do local.

O dono de uma padaria no centro da cidade, Marinaldo Alves, afirmou que a chuva e o vento foram tão fortes que carregaram várias placas comerciais. “Em dez anos que moro aqui nunca tinha visto uma chuva tão violenta. Foi muito assustador”, acrescentou.

A meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Marli Bandeira, disse que a cidade onde mais choveu na última segunda-feira foi Ibiara (94 milímetros), no Sertão. Apesar de não ter registrado precipitação elevada em Picuí (56,4mm) anteontem, as chuvas causaram muita destruição porque aconteceu em um tempo curto.

Na última terça-feira, segundo Marli Bandeira, choveu em 17 municípios devido à baixa nebulosidade. As únicas cidades que registraram mais de 50 milímetros de chuva foram Picuí e Santa Inês (51,5mm), no Sertão. A última chuva forte que também causou destruição no Estado foi em São Sebastião de Lagoa de Roça, no Brejo paraibano, que registrou vendaval, queda de raios e chuva de granizo.




Jornal da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário